quarta-feira, 11 de abril de 2012

Participação de jovens na política ganha apoio na Comissão de Educação‏


Três iniciativas do Governo Federal que estimulam jovens a conhecerem de perto a política brasileira ganharam divulgação na Assembleia, nesta terça (dez de abril). A Comissão de Educação promoveu audiência pública para apresentar os Programas Parlamento Jovem, Jovem Senador e Jovem Embaixador. Representantes de cada projeto apresentaram dados sobre as atividades e o que os interessados devem fazer para participar.

Alunos de todo o País são selecionados e viajam para Brasília e Estados Unidos por meio das iniciativas, com o objetivo de vivenciar o cotidiano de deputados, senadores e embaixadores. A presidente do colegiado, deputada Teresa Leitão, do PT, observou que o apoio da Assembleia pode contribuir com o acesso aos programas. //

De acordo com Leonardo Santos, componente do grupo 2012, o lançamento oficial da edição 2013 deve acontecer semana que vem. A ação é uma parceria entre a Embaixada Americana no Brasil e o Governo Federal. Leonardo divulgou a página Jovens Embaixadores, no Facebook, e o site www.embaixada-americana.org.br. Ele ressaltou a importância da experiência. //

A jovem senadora Samira Paulino, de Bezerros, no Agreste, foi selecionada por meio do Concurso de Redação do Senado Federal. A estudante participou do primeiro programa, este ano, e recomenda a atividade como chance de aprender sobre o processo democrático. As inscrições já começaram e vão até 31 de agosto de 2012. As informações sobre a seleção estão na página www.senado.gov.br/jovemsenador.

Uma das representantes pernambucanas do Parlamento Jovem, Milene Isabelle Silva, descreveu a oportunidade como uma forma de os alunos colocarem em prática suas ideias e melhorarem a sociedade. A seleção para 2013 teve início em 15 de março e vai até 15 de junho, no portal da Câmara dos Deputados.

O coordenador dos programas em Pernambuco, Antônio Carlos Mendes, destacou que as atividades têm o apoio do Conselho Nacional de Secretarias de Educação e das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Com exceção do Jovem Senador, que recebe só educandos da rede pública, as ações destinam-se a estudantes de escolas públicas e privadas. Os interessados devem cursar o segundo e terceiro ano do Ensino Médio. (L.R.)
Informação: ALAPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário