quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Parlamento Jovem do Recife será presidido por uma mulher


Com o apoio do presidente da Comissão de Políticas Públicas para a Juventude, vereador Inácio Neto (PSB), o Parlamento Jovem do Recife renovou seus quadros para o quinto ano de mandato durante reunião realizada nesta sexta-feira, 4, no plenarinho da Câmara. Pela primeira vez, em cinco edições, uma mulher estará à frente do cargo máximo da Mesa Diretora.
Por 19 votos a seis, Priscila Prestes foi eleita presidente do Parlamento Jovem do Recife, para o mandato de um ano. Ela, que passa a ser a representante oficial do grupo, terá como atribuição regular os trabalhos, presidir, abrir, suspender e encerrar a Sessão; manter a ordem e fazer com que sejam respeitadas as regras estabelecidas; zelar para que os vereadores jovens possam agir com liberdade, dignidade, respeito e  para que possam usar plenamente dos seus direitos como parlamentares.
Também foram eleitos os outros seis cargos que ocupam a Mesa Diretora. O Parlamento é formado por 37 vereadores – o mesmo número de parlamentares do Recife, conforme estabelecem as normas da entidade – que terão como meta aprender, pela vivência política, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. O objetivo principal do parlamento é possibili tar aos jovens uma visão da democracia participativa.
O  Parlamento  Jovem  do Recife se renova anualmente e é constituído por estudantes a partir de um seminário realizado em dois dias. O seminário foi realizado na Câmara Municipal do Recife na quinta e sexta-feira, quando eles ficaram sabendo do funcionamento do Poder Legislativo e de como são criados os projetos de lei. “É muito importante conhecer como se constitui um projeto de lei e como transcorre o mandato de um parlamentar”, disse o vereador Inácio Neto, que esteve presente às reuniões dos dois dias do seminário. Foi distribuído com os participantes material explicativo e livros sobre temas da atualidade, para que os jovens possam se inspirar e criar as proposições.
Inácio Neto disse que a partir de agora o Parlamento Jovem do Recife irá se reunir uma vez por mês, tanto na Câmara Municipal, como nas comunidades. “Vamos trazer os jovens para dentro do Poder Legislativo municipal. Aqueles que não tiverem oportunidade de vir, o parlamento irá até suas comunidades”, acrescentou. A primeira reunião nas comunidades, possivelmente no próximo mês, será em Nova Descoberta, região de Casa Amarela, Zona Norte do Recife.
Um dos coordenadores do seminário foi o presidente de honra do parlamento, Moisés Alexandre da Silva. “O parlamento tem uma função muito importante na vida desses jovens, pois vai permitir a eles uma vivência interessante. Eles ficam sabendo como um vereador age e passa a ter voz nas suas comunidades”, disse. O primeiro vereador jovem do Recife do primeiro Parlamento Jovem (de 2005) foi Almir Calazans. Ele também esteve presente no seminário. “Foi uma experiência muito boa em minha vida. Aprendi a participar de movimentos políticos. A participação na vida política faz toda diferença na vida de um jovem”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário