segunda-feira, 25 de junho de 2012

Parlamento Jovem encerra I semestre de 2012


         O Parlamento Jovem encerrou os trabalhos do semestre divulgando as ações e apresentando sete pré-projetos que foram entregues à Comissão de Juventude da Câmara, durante evento no Plenarinho, hoje (21). O evento contou com a presença de representantes de vários segmentos. Os "jovens parlamentares" retornam as atividades no mês de outubro, após as eleições. De acordo com a presidenta Priscila Prestes, o Parlamento tem a intenção de inserir os jovens nos projetos de políticas públicas. “O espírito da política nasce quando a gente tenta ajudar o problema do outro. Sei que muitos não acreditam no PJ, mas a política é indispensável. Vocês têm força e saibam que me sinto honrada pelas presenças do Presidente da Câmara, Jurandir Liberal e do vereador Inácio Neto, presidente da Comissão de Juventude da Câmara”, disse.


         Renata Lucena, secretária Especial da Juventude do Recife, enfatizou que os jovens, hoje, tem poder de organização representado de diversas formas. “E não somente a partir dos movimentos estudantis. Hoje, podemos perceber que até nas modalidades esportivas, famílias e relacionamentos, tudo é possível. E o papel da Secretaria é de juntar as possibilidades tratando a juventude de forma integrada”, disse. Renata Lucena ainda destacou avanços como a criação do Conselho Municipal da Juventude e o Orçamento Participativo, com espaço direcionado aos jovens. “Dentro do OP, podemos reverter esse espaço através de ações e projetos. É isso que propomos. E vim, hoje, observar o diálogo que o PJ vem construindo com o Poder Público”, finalizou Renata.


         O presidente da Comissão de Juventude, vereador Inácio Neto (PSB), disse que aprendeu com os participantes do PJ. “O trabalho de vocês foi realizado com muita dedicação. Vocês me ensinaram muito. Como presidente da Comissão, agradeço e dou parabéns, pois vocês são comprometidos e fizeram a diferença. É o Parlamento mais movimentado até hoje ”, disse. Inácio Neto. Ele ainda frisou que analisará cada pré-projeto de lei.

         O Presidente da Câmara,Jurandir Liberal (PT) recordou que o trabalho de conscientização política para os jovens iniciava-se nos Diretórios Acadêmicos. “E, aqui, podemos ampliar para outros setores. Na Câmara, temos dado apoio e chamando representantes para o debate”, disse. Jurandir Liberal ainda analisou que dentre os sete pré-projetos elaborados, sentiu falta de um tema importante aos jovens: a educação. “É um tema que defendo muito. A educação integral ajuda a fortalecer a qualidade do ensino e evita que o adolescente se envolva com drogas, já que os pais saem para trabalhar. E também tenho a compreensão de que até os 16 anos o jovem tem que estudar. É uma proposta para vocês debaterem”, sugeriu Jurandir.

Os pré-projetos elaborados pelo Parlamento Jovem foram: Instituir 20 de novembro (Dia da Consciência negra) como feriado municipal em caráter de reparação e reconhecimento de Zumbi dos Palmares; Abatimento de imposto municipal para empresas que incentivem a educação de jovens funcionários; Criação de um site voltado ao jovem com políticas públicas direcionadas; Aplicação do título III do Estatuto da Criança e Adolescente em âmbito educacional no Recife; Criação do Dia do Orgulho Gay e Criação do Conselho Municipal do Esporte e Lazer.


Durante o encontro, foi exibido um vídeo resumindo as ações do Parlamento Jovem.
 O Parlamento Jovem- É composto por 37 membros, número que corresponde ao mesmo de vereadores da Casa de José Mariano, conforme estabelecem as normas. Ele foi instituído através de uma lei de autoria do ex-Vereador e hoje Deputado Estadual, Sílvio Costa Filho.
Texto: Camara do Recife

Direção do Parlamento Jovem se reúne pra definir encontro final

A mesa diretora do PJR se reuniu no ultimo dia 12 de junho para discutir junto a Comissão de Juventude os projetos propostos e organizar o grande encontro de encerramento dos trabalhos dos parlamentares. Na ocasião serão apresentadas imagens correspondentes ao primeiro semestre de mandato. Os vereadores convocarão a presença de autoridades relacionadas a juventude.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mesa diretora do Parlamento Jovem se reúne na Câmara

A direção do Parlamento Jovem se reuniu nesta terça-feira 05, para tratar de assuntos concernentes ao próximo encontro que será realizado no dia 18 de junho no Plenarinho da Casa. Na ocasião serão entregues os projetos à Comissão de Juventude e ainda uma apresentação sobre os trabalhos realizados pelos vereadores junto a seus grupos, no primeiro semestre do mandato.
Nota: na próxima terça-feira 12, o parlamento jovem se reuni com as Comissão de Juventude, as 14h na sala das comissões.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Presidente do PJR toma posse do PRB Jovem Metropolitano



 Na ultima sexta-feira (2) Priscila Prestes foi empossada pelo presidente estadual do PRB o deputado federal Vilalba ,ao cargo de presidente do PRB Jovem. Além do Recife Priscila estará a frente de mais 14 municípios que fazem parte da região metropolitana.  Priscila também é  vereadora pelo 4° mandato e presidente do Parlamento Jovem da cidade, representando a Força Jovem na Câmara do Recife.  A nova presidente participa de movimentos em favor da juventude ha mais de 8 anos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PJR participa de da 2° caminhada contra o Crack


De mãos dadas com a Forca Jovem, o PJR tem contribuído ativamente para trabalhos sociais desenvolvidos pelo grupo. No ultimo sábado (3) vereadores jovens do Recife, invadiram as ladeiras de Olinda na caminhada de combate ao Crack. Ao som da orquestra dos Guardas Municipais, os bonecos gigantes exibiam a camisa ‘’ Crack tire essa pedra do seu caminho’’. A campanha e de inciativa da Forca Jovem e visa a conscientização e prevenção as drogas. Milhares  de jovens se reuniram a manifestação que chamava a atenção dos turistas que passavam pelo local. O evento teve inicio na praça do Carmo e foi finalizado na prefeitura de Olinda. O pastor Cleber e o responsável pela Forca Jovem no estado e Almir Calazans líder do grupo Dose Mais forte.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Força Jovem Pernambuco Inaugura Embaixada na Faculdade Estácio do Recife



Vejam o vídeo!!! É a Força Jovem Trabalhando...

Rands renuncia candidatura em favor de Humberto Costa

O deputado federal licenciado Maurício Rands renunciou sua candidatura à prévia petista marcada para domingo (3) - onde seria escolhido um nome para disputar a Prefeitura do Recife pelo PT no pleito de outubro - contra o prefeito João da Costa, que luta para tentar a reeleição. Em coletiva de imprensa convocada às pressas na tarde desta quarta-feira (30), Rands afirmou que abre mão da eleição interna em favor do senador Humberto Costa, nome defendido pela Executiva Nacional da legenda.

Na terça (29), em uma reunião com o parlamentar e João da Costa, o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, pressionou os dois a entrarem em acordo e renunciar. Ambos ficaram de conversar com aliados e dar um retorno nesta quarta (30). Enquanto Rands renuncia, um dos principais aliados de João da Costa, o secretário de Turismo municipal, André Campos, garantiu em entrevista no início desta tarde que Costa continua na disputa.

Ao lado de um pelotão de aliados, entre eles o também deputado federal João Paulo, os petistas Cláudio Ferreira e Dilson Peixoto, além dos vereadores Luis Eustáquio, Jurandir Liberal e Múcio Magalhães, Rands asseverou que venceria a prévia de domingo (3) e completou: "não fazemos campanha apegados a interesses pessoais, mas a projetos políticos coletivos".

O discurso de Rands causou comoção nos militantes presentes - alguns chegaram a chorar -, que explodiram em aplausos quando o petista mencionou o nome de João Paulo, bastante carismático no cenário local. Emocionado, Rands falou que, "pensando em um esforço coletivo", passa o bastão para Humberto Costa, "que está mais bem posicionado", nas palavras dele.

ENTENDA O CASO - O imbróglio em torno do nome petista que disputará a sucessão municipal gira em torno de uma briga entre o prefeito João da Costa e o deputado federal João Paulo. Ambos eram aliados, mas romperam a relação desde o primeiro ano do mandato de João da Costa. João Paulo era padrinho político do atual gestor, ocupou cargos importantes na Prefeitura quando o parlamentar foi prefeito, entre 2000 e 2008, como a Secretaria de Planejamento. Inclusive, João Paulo brigou com a cúpula do PT para lançar Costa como seu sucessor e conseguiu elegê-lo.

Entretanto, uma rincha não esclarecida até hoje afastou os dois. Há quem diga que, após virar prefeito, João da Costa escanteou João Paulo. Outros afirmam que o ex-prefeito queria continuar mandando no Palácio do Capibaribe.

Por causa desta disputa, a corrente majoritária do PT, Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual Rands e Humberto Costa fazem parte, tenta impedir o prefeito de tentar a reeleição respaldando-se na falta de carisma do prefeito e na alto índice de rejeição à sua gestão. Eles argumentam que a população quer continuar com o PT, mas mudar o prefeito.

No dia 20, foi realizada uma prévia, da qual João da Costa saiu vencedor com 553 votos de diferença, mas a Executiva Nacional anulou o pleito após acusações do grupo de Rands de que houve "voto pirata"


Maria Danila Cerqueira
Assessoria do PJR